Simbologia de Risco de Produtos Químicos

Autor: Júlio Carlos Afonso

Você sabia que no dia 28 de abril se comemora o Dia Mundial pela Segurança e a Saúde no Trabalho? Promovido pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), veja (em inglês) que esse dia se insere num contexto de promoção do desenvolvimento sustentável: http://www.ilo.org/safework/events/safeday/lang--en/index.htm


Em 2010, o sistema (europeu) mais usado no mundo para identificação de riscos associados a produtos químicos foi substituído pelo sistema GHS (Global Harmonized System), conforme se vê na imagem abaixo.

 

A Química é uma ciência maravilhosa, mas ela não dispensa a responsabilidade e a consciência de seus profissionais para o uso correto das substâncias químicas, focando a segurança, a saúde ocupacional e o meio ambiente.

 

Mais informações (completíssimas, em inglês) você obtém pelo portal da Universidade de York (Inglaterra), uma das mais conceituadas no mundo nesse aspecto: http://www.york.ac.uk/biology/intranet/health-safety/chemical-safety-2/classification-of-chemicals/comparison-of-old-and-new/.


Sobre o GHS, acesse este documento em português, preparado pela Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM):
http://abiquim.org.br/pdfs/manual_ghs.pdf.

Fonte: Esta publicação é da excelente página do Facebook "Química Analítica Qualitativa Inorgânica UFRJ" (https://www.facebook.com/QualitativaInorgUfrj/)

Site mais bem visualizado no Google Chrome

É proibida a utilização do material existente neste site para fins lucrativos.



O conteúdo pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde que de forma pessoal e a fonte seja citada. Qualquer outra utilização do material encontrado nesse site deverá ser solicitada ao autor.



Caso algum conteúdo aqui publicado não tenha recebido o devido crédito, por gentileza,