ENEM - Informações, Provas Anteriores e Gabaritos

No primeiro dia do Exame (3 de novembro de 2019) foram aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação teve 5h30 de duração.

 

No segundo dia do Exame (10 de novembro de 2019) foram aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação teve 5h de duração.

O edital foi publicado no Diário Oficial da União: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/68404337/do3-2019-03-25-edital-n-14-de-21-de-marco-de-2019exame-nacional-do-ensino-medio-enem-2019-68404205

Seguem algumas informações sobre o Sisu 2020, que foram retiradas da página: http://www.sisu.mec.gov.br/

 

O que é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)?
 

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Como funciona o Sisu?


O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição.

Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012, de 29 de agosto de 2012 (Lei de Cotas) - alterada pela Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016 - ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

 

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

 

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus).

 

Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.

Será realizada apenas uma chamada para matrícula. Os candidatos selecionados terão um prazo para efetuar a matrícula na instituição e, desta forma, confirmar a ocupação da vaga.


O candidato inscrito no Sisu pode inscrever-se também no Prouni?
 

O candidato inscrito no Sisu também pode fazer a inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni), desde que atenda aos critérios do programa. No primeiro semestre de 2020, Sisu e Prouni adotam o Enem de 2019 como critério para seleção dos candidatos. Caso o candidato seja selecionado nos dois programas deverá optar pela bolsa do Prouni ou pela vaga do Sisu, pois é vedado ao estudante utilizar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de educação superior pública e gratuita.

 

Lembramos que a pré-seleção em qualquer das chamadas do Prouni assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa, condicionando o efetivo usufruto à regular participação e aprovação nas fases posteriores do processo seletivo, bem como à formação de turma no período letivo inicial do curso. Assim, o estudante pré-selecionado no Prouni somente deve solicitar o cancelamento da matrícula em instituição de educação superior pública e gratuita após a assinatura do Termo de Concessão de Bolsa do Prouni.

O bolsista do Prouni pode se inscrever no Sisu?
 

Sim, se tiver feito o Enem 2019, o bolsista do Prouni pode se inscrever no Sisu. Porém, se for selecionado pelo Sisu, deverá optar pela bolsa do Prouni ou pela vaga na instituição pública para a qual foi selecionado, pois é vedado ao bolsista utilizar uma bolsa do Prouni e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.

Veja abaixo todos os temas de redação da história do Enem:

  • 1998: Viver e aprender

  • 1999: Cidadania e participação social

  • 2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional

  • 2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?

  • 2002: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?

  • 2003: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo

  • 2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação

  • 2005: O trabalho infantil na sociedade brasileira

  • 2006: O poder de transformação da leitura

  • 2007: O desafio de se conviver com as diferenças

  • 2008: Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar

  • 2009: O indivíduo frente à ética nacional

  • 2010: O trabalho na construção da dignidade humana

  • 2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado

  • 2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21

  • 2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

  • 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

  • 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

  • 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

  • 2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

  • 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

  • 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Site mais bem visualizado no Google Chrome

É proibida a utilização do material existente neste site para fins lucrativos.



O conteúdo pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde que de forma pessoal e a fonte seja citada. Qualquer outra utilização do material encontrado nesse site deverá ser solicitada ao autor.



Caso algum conteúdo aqui publicado não tenha recebido o devido crédito, por gentileza,