Por que o nosso sangue é vermelho e as nossas veias são verdes?
 

Esta figura foi retirada do site http://www.pragmatismopolitico.com.br

O sangue é vermelho devido a um tipo de célula que existe em grande quantidade no nosso sistema circulatório: os glóbulos vermelhos, também conhecidos como hemáceas.


Por causa de seu formato (são esferas bicôncavas e não possuem núcleo), esses glóbulos podem armazenar uma grande quantidade de um pigmento vermelho chamado de hemoglobina. Ela é uma proteína, de estrutura quaternária, que possui quatro cadeias polipeptídicas e um grupo heme ligado a cada uma das cadeias (figura abaixo).

Esta figura foi retirada do site http://www.infoescola.com

Sua função é absorver e transportar o oxigênio no sangue, levando-o dos pulmões aos tecidos de todo o corpo. Isso só é possível devido à capacidade de seus átomos de ferro se ligarem com o oxigênio, de forma reversível. Por essa razão, o ferro é fundamental em nossa alimentação. A sua deficiência no organismo leva a um quadro conhecido como anemia. Além do mais, a alta concentração de CO2 confere ao sangue um tom vermelho mais escuro.


Mas, afinal, se o nosso sangue é vermelho, por que as nossas veias são esverdeadas (azuladas para alguns)?


Nós as enxergamos assim por causa de um fenômeno óptico que ocorre da combinação entre o vermelho do sangue e a cor amarelada da camada de gordura do nosso corpo. Na realidade, nossas veias são esbranquiçadas.

Esta figura foi retirada do site http://www.mundoestranho.abril.com.br

Site mais bem visualizado no Google Chrome

É proibida a utilização do material existente neste site para fins lucrativos.



O conteúdo pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde que de forma pessoal e a fonte seja citada. Qualquer outra utilização do material encontrado nesse site deverá ser solicitada ao autor.



Caso algum conteúdo aqui publicado não tenha recebido o devido crédito, por gentileza,