Robert Wilhelm Eberhard von Bunsen

(1811-1899)

 

Robert Bunsen nasceu em Gottingen, na Alemanha. Esse químico alemão foi um inventor brilhante. Alguns aparelhos criados por ele são o efusiômetro de Bunsen (determina a densidade de um gás através da medição de sua velocidade de escoamento por um pequeno orifício) e o fotômetro de Bunsen (compara a intensidade luminosa de duas fontes distintas de luz).

 

Entretanto, sua invenção mais conhecida foi o bico de Bunsen, um queimador de gás que produz uma chama com alto poder calorífico, que abriu o campo da espectroscopia.


Junto com Gustav Kirchhoff desenvolveu a análise espectral. As linhas de emissão dos elementos eram vistas sem interferência da fonte. Isso permitiu que outros dois elementos químicos pudessem ser descobertos: rubídio e césio.


Outra importante descoberta de Bunsen foi a de que o óxido de ferro é um poderoso antídoto contra o envenenamento por arsênio.

 

 

 

 

Site mais bem visualizado no Google Chrome

É proibida a utilização do material existente neste site para fins lucrativos.



O conteúdo pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde que de forma pessoal e a fonte seja citada. Qualquer outra utilização do material encontrado nesse site deverá ser solicitada ao autor.



Caso algum conteúdo aqui publicado não tenha recebido o devido crédito, por gentileza,