Por que o Aço Inoxidável Remove Odores de Peixe, Cebola e Alho?

Autor: Júlio Carlos Afonso

Você provavelmente pode imaginar que a Química pode prover respostas a questões relacionadas a problemas de nosso cotidiano. Por exemplo, um truque para remover o odor proveniente de peixes, alhos e cebolas é esfregar as mãos ao longo de uma faca de aço inox (mas, por favor, não se corte por isso!).


Não existem muitos dados científicos sobre os removedores de odor presentes no aço inox. No entanto, conceitos de química ainda podem nos ajudar a descobrir por que o aço funciona tão bem ou melhor do que os produtos de eliminação de odor comerciais.

 

Teste essa sabedoria de cozinha, usando seu nariz como sensor. Melhor ainda, faça alguém sentir o cheiro de seus dedos. Se você está trabalhado com cebola, alho ou peixe o tempo suficiente para que seu "perfume" seja absorvido em sua pele, o melhor que você pode fazer é diminuir o cheiro com o aço. Outros tipos de odores não são afetados pelo contato com aço inoxidável.

 

Peixe, alho e cebola contêm compostos sulfurados. O enxofre contido nesses compostos (orgânicos) é atraído (por afinidade química) e se liga a um ou mais metais presentes no aço inox. Mais exatamente, os compostos sulfurados presentes são aminoácidos sulfurados e sulfóxidos, que se convertem com o tempo em ácidos sulfênicos, que por sua vez formam um composto volátil - óxido de tiopropanotial. Este se converte em ácido sulfúrico por oxidação ao ar. Esses compostos são responsáveis pela sensação lacrimejante quando você corta uma cebola. Ao se ligarem ao aço, esses compostos são removidos das mãos e do ar, removendo com isso os odores.

 

Assim, na próxima vez que seus dedos e mãos estiverem acompanhados daqueles odores... não busque milagres escalafobéticos, saque uma faca de aço inox e passe suas mãos e dedos nela (sem se cortar, claro!). Mas, cuidado! Existem muitos tipos de aço inox, e alguns podem funcionar melhor que outros!

Fonte: Esta publicação é da excelente página do Facebook "Química Analítica Qualitativa Inorgânica UFRJ" (https://www.facebook.com/QualitativaInorgUfrj/)

Site mais bem visualizado no Google Chrome

É proibida a utilização do material existente neste site para fins lucrativos.



O conteúdo pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde que de forma pessoal e a fonte seja citada. Qualquer outra utilização do material encontrado nesse site deverá ser solicitada ao autor.



Caso algum conteúdo aqui publicado não tenha recebido o devido crédito, por gentileza,