Qual é a Maior Palavra do Mundo?
Autor: Júlio Carlos Afonso

Este texto foi publicado originalmente na excelente página do Facebook "Química Analítica Qualitativa Inorgânica UFRJ" (https://www.facebook.com/QualitativaInorgUfrj/)

Ela é mais conhecida como titina ou conectina, proteína elástica muito importante para a contração de tecidos musculares. Mas o nome oficial faz dessa proteína a palavra mais longa na língua inglesa e talvez do mundo: 189.819 letras! A figura mostra apenas um trecho do nome dessa proteína.


Geralmente, as proteínas são nomeadas (segundo a IUPAC) usando os nomes de todos os seus componentes: os aminoácidos. O fato é que a conectina é a maior proteína conhecida, carregando muitos, muitos e muitos desses nomes!


Dmitry Golubovskiy, da revista "Esquire", na Rússia, gravou um vídeo no YouTube e levou mais de 3h e meia para pronunciar corretamente todo o nome da proteína. Veja em https://www.youtube.com/watch?v=GZ-fgWXPOBY


E você, iria até o fim?


Não espere encontrar esse nome... sei lá, nos dicionários, por se tratar de uma palavra científica, ok?


É hora de destravar a sua língua! Ou prefere o nome comum (bem mais fácil e econômico)?

Site mais bem visualizado no Google Chrome

É proibida a utilização do material existente neste site para fins lucrativos.



O conteúdo pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde que de forma pessoal e a fonte seja citada. Qualquer outra utilização do material encontrado nesse site deverá ser solicitada ao autor.



Caso algum conteúdo aqui publicado não tenha recebido o devido crédito, por gentileza,