Joseph Priestley (1733-1804)

Este químico inglês nasceu em Birstall Fieldhead. Durante a sua vida publicou mais de 150 trabalhos e se tornou um dos precursores da Química moderna. Ficou famoso por ter sido um dos descobridores do oxigênio, a quem batizou de “ar deflogisticado”. Priestley respirou o gás e escreveu que, até aquele momento, apenas ele e dois ratos haviam feito isso, deixando claro que ele não sabia que se tratava do gás que respirou a vida toda.


O químico francês Lavoisier foi quem, após uma conversa com Priestley e uma série de experimentos, deu ao novo gás o nome de oxigênio, gerando uma discussão amargurada entre França e Inglaterra pela disputa dos créditos da descoberta.


Além de químico, Priestley foi professor de inglês, gramático e clérigo. Entre outras coisas, inventou a água tônica ao misturar gás carbônico (conhecido na época como “ar fixo”) na água.

Site mais bem visualizado no Google Chrome

É proibida a utilização do material existente neste site para fins lucrativos.



O conteúdo pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde que de forma pessoal e a fonte seja citada. Qualquer outra utilização do material encontrado nesse site deverá ser solicitada ao autor.



Caso algum conteúdo aqui publicado não tenha recebido o devido crédito, por gentileza,