Porta do Inferno

Esta figura foi retirada do site http://engeoweb.blogspot.com.br

A imagem acima é, para muitos, de um local aterrorizante. Não por acaso, o lugar é conhecido como “A Porta do Inferno” e está localizado no deserto de Karakum (vilarejo de Derweze ou Darvaza), no Turcomenistão.

 

A cratera - que possui cerca de 70 metros de diâmetro - é conhecida por suas chamas que ardem ininterruptamente há mais de quatro décadas.

 

Em 1971, cientistas da extinta União Soviética cavaram uma cratera e uma plataforma de perfuração para estudar o solo da região, rico em gás natural. Com o colapso da estrutura montada, eles decidiram atear fogo na cratera a fim de bloquear a saída de gases tóxicos do local.

 

Os geólogos previram que o gás metano iria queimar somente durante alguns dias. Porém, mais de 40 anos se passaram e o gás natural continua a queimar. Como não se conhece a quantidade de gás que ainda existe no local, não existe previsão de quando as labaredas irão acabar.

Site mais bem visualizado no Google Chrome

É proibida a utilização do material existente neste site para fins lucrativos.



O conteúdo pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde que de forma pessoal e a fonte seja citada. Qualquer outra utilização do material encontrado nesse site deverá ser solicitada ao autor.



Caso algum conteúdo aqui publicado não tenha recebido o devido crédito, por gentileza,