Por que o leite derrama quando ferve?

Para entender essa questão que aflige milhões de almas mundo afora, antes é conveniente compreender o que ocorre quando a água entra em ebulição.


Fornecendo-se calor para a água sabe-se que, após algum tempo, ela começa a “ferver”. Formam-se bolhas no interior e na superfície do líquido (a pressão de vapor do líquido se iguala à pressão atmosférica) e, como não existe nenhum impedimento pelo caminho, as moléculas passam do estado líquido para o estado gasoso. As bolhas de vapor estouram.


Já o leite, além de água, é constituído por sais, proteínas e gordura. Quando o leite é fervido, essas substâncias funcionam como “obstáculos” para as bolhas que se formam quando o líquido é aquecido. O calor altera a forma de algumas proteínas, formando um tipo de “película”. Essa película segura as bolhas de vapor e forma a espuma. Se estas bolhas não forem estouradas (mexendo o leite, por exemplo), o leite sobe e transborda.

Site mais bem visualizado no Google Chrome

É proibida a utilização do material existente neste site para fins lucrativos.



O conteúdo pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde que de forma pessoal e a fonte seja citada. Qualquer outra utilização do material encontrado nesse site deverá ser solicitada ao autor.



Caso algum conteúdo aqui publicado não tenha recebido o devido crédito, por gentileza,