Por que choramos quando cortamos cebola?

Choramos por causa da liberação de gases que irritam os olhos. As cebolas possuem uma substância chamada trans-(+)-S-(1-propenil)-L-cisteína sulfóxido. Além disso, ela possui células de duas seções, sendo uma com enzimas alinases e outra com sulfuretos. Ao cortar a cebola, as enzimas alinases até então inodoras entram em contato com outras células que juntas produzem ácido pirúvico, syn-propanotial-S-óxido e amônia.

Tais substâncias ao entrarem em contato com os olhos provocam irritações nas células nervosas do globo ocular causando a sensação de ardência. Em reação à irritação provocada pela cebola, as glândulas lacrimais são ativadas e liberam lágrimas que lavam os olhos e removem as substâncias irritantes. Os mesmos ácidos que são capazes de irritar os olhos são os mesmos que dão sabor e aroma ao bulbo.

 

Existem inúmeras dicas para cortar cebolas e não sofrer com a liberação dos gases que irritam os olhos, dentre elas, cortar as cebolas embaixo de água, colocá-las na geladeira antes de ser cortada, encher a boca de água para cortá-la, respirar pela boca ao cortar as cebolas entre outras.

 

Site mais bem visualizado no Google Chrome

É proibida a utilização do material existente neste site para fins lucrativos.



O conteúdo pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde que de forma pessoal e a fonte seja citada. Qualquer outra utilização do material encontrado nesse site deverá ser solicitada ao autor.



Caso algum conteúdo aqui publicado não tenha recebido o devido crédito, por gentileza,