Por que as saladas murcham?
 

Esta figura foi retirada do site http://www.culinariamissaoepaz.no.comunidades.net

É do conhecimento até do mundo mineral que uma salada de folhas deve ser temperada minutos antes de ser consumida, pois com o passar do tempo ela murcha. Mas, afinal, o que ocasiona o fenômeno?


A resposta para esse mistério é a osmose, que é a passagem de solvente de uma região pouco concentrada em soluto (meio hipotônico) para uma mais concentrada (meio hipertônico).


Quando a salada é temperada, a parte de fora do vegetal fica mais concentrada, ou seja, fica com uma maior quantidade de sais dissolvidos. Ocorre, portanto, um “desequilíbrio” entre o interior e o meio externo das folhas. Consequentemente, as células vegetais perdem água para o meio externo, na tentativa de igualar as concentrações. Isso faz com que as folhas murchem.


Quando as folhas estão murchas, basta mergulhá-las em um recipiente com água gelada por alguns minutos que elas voltam a ficar vistosas.

Esta figura foi retirada do site http://www.biologia.seed.pr.gov.br

Site mais bem visualizado no Google Chrome

É proibida a utilização do material existente neste site para fins lucrativos.



O conteúdo pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde que de forma pessoal e a fonte seja citada. Qualquer outra utilização do material encontrado nesse site deverá ser solicitada ao autor.



Caso algum conteúdo aqui publicado não tenha recebido o devido crédito, por gentileza,