
Por que a água molha?
Existem líquidos que não molham? A resposta para essa pergunta é sim, mas isso depende tanto da composição química do líquido quanto da superfície em que ele é colocado. O que define essa "disputa" são as forças de coesão (responsáveis por manter átomos e moléculas de um material unidos) e de adesão (atração que átomos e moléculas de um material exercem sobre átomos e moléculas de outros materiais).
Quando a força de coesão é maior do que a de adesão, a superfície não irá se molhar (mercúrio em vidro, por exemplo). Quando a força de adesão é maior do que a de coesão, a superfície irá se molhar (água em papel, por exemplo).
Portanto, a água molha superfícies que interagem com as suas moléculas. Tanto o papel quanto o algodão, por exemplo, ficam encharcados por ela. Isso acontece devido a grande interação desses materiais com a água, além de possuírem fibras com poros que permitem seu acúmulo. Já os plásticos, por exemplo, não molham (a água escorre com facilidade), pois não interagem com ela e possuem superfície lisa.

Esta figura foi retirada do site www.ondasulderondonia.com.br