Qual é a Origem da Palavra Laboratório?

Autor: Júlio Carlos Afonso

Modernamente, laboratório é conhecido como um ambiente preparado para a realização de experimentos científicos para fins de ensino, pesquisa ou mesmo extensão. Por isso, existem os mais diversos tipos de laboratórios porque tais atividades exigem insumos, equipamentos e profissionais específicos a elas. O apelo mais forte para o termo “laboratório” é aquele que indica um local secreto onde se realizam experimentos científicos e de desenvolvimento tecnológico (novos materiais, produtos, métodos analíticos etc.) que signifiquem um avanço em relação ao conhecimento atual, envolvendo personagens intrépidos e cientistas malucos, estereótipo esse eternizado em filmes e desenhos animados famosos como Laboratório de Dexter, Pink e Cérebro, Laboratório Submarino, Frankstein, o Médico e o Monstro etc. etc. etc.

 

Mas, de onde vem a palavra laboratório? Segundo o dicionário da Universidade de Oxford, laboratório provém do latim medieval “laboratorium", local para trabalhar, que por sua vez vem do latim antigo “laboratus”, particípio do verbo “laborare”, trabalhar (trabalhado). Em alguns sites em português, espanhol e francês, laboratório seria a junção das palavras latinas “labor” + “oratorium” (trabalho + local de concentração/oração), mas em nenhum dicionário etimológico (estudo da origem das palavras) italiano ou inglês encontramos essa definição.

 

De qualquer modo, laboratório não é um local para distração ou guerra de pissetas, pois ele exige concentração e determinação para executar as tarefas com perfeição. #Fica a dica.

 

Na figura, oriunda da Enciclopédia Britânica, encontramos versões de laboratórios da era da alquimia (século X), do século XVIII, do século XIX, do início do século XX e do início do século XXI.

Fonte: Esta publicação é da excelente página do Facebook "Química Analítica Qualitativa Inorgânica UFRJ" (https://www.facebook.com/QualitativaInorgUfrj/)

Site mais bem visualizado no Google Chrome

É proibida a utilização do material existente neste site para fins lucrativos.



O conteúdo pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde que de forma pessoal e a fonte seja citada. Qualquer outra utilização do material encontrado nesse site deverá ser solicitada ao autor.



Caso algum conteúdo aqui publicado não tenha recebido o devido crédito, por gentileza,