Os materiais mais densos do Universo

Autor: Júlio Carlos Afonso

Este texto (adaptado) foi publicado originalmente na excelente página do Facebook "Química Analítica Qualitativa Inorgânica UFRJ" (https://www.facebook.com/QualitativaInorgUfrj/)

A densidade de uma substância é definida como sendo a quantidade de matéria (massa) por unidade de volume (ou de capacidade). Pode ser expressa por kg/m3, kg/L, g/mL, dentre outras unidades.


Consultando uma Tabela Periódica, vemos que os metais de transição bem ao centro são os mais densos em cada período, e que os do sexto período são os mais densos de todos. Só que, se olharmos outros materiais, veremos que nem o ósmio é páreo para coisas como núcleos atômicos, estrelas de nêutrons e buracos negros. A atração gravitacional destes últimos é tão forte que nem a luz escapa deles.

 

Uma estrela de nêutrons com a massa do Sol teria um diâmetro de uns 10 km apenas, ou uma colher de chá de uma estrela de nêutrons pode pesar um milhão de toneladas. Ainda bem que a Terra está longe desses objetos astronômicos...

Site mais bem visualizado no Google Chrome

É proibida a utilização do material existente neste site para fins lucrativos.



O conteúdo pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde que de forma pessoal e a fonte seja citada. Qualquer outra utilização do material encontrado nesse site deverá ser solicitada ao autor.



Caso algum conteúdo aqui publicado não tenha recebido o devido crédito, por gentileza,