Johannes Diderik van der Waals (1837-1923)

 

Esse físico nasceu em Leiden, na Holanda. Sua tese de doutorado o colocou na lista dos grandes cientistas: Over de continuïteit van den Gas - en vloeistoftoestand ("Sobre a continuidade dos estados gasoso e líquido"), que estabeleceu a famosa equação de estado dos gases reais. Van der Waals percebeu que a equação geral dos gases ideais não correspondia exatamente ao comportamento exibido por gases reais.


Ele reescreveu a equação admitindo fatores como o tamanho das moléculas e a atração entre elas. Embora as moléculas dos gases sejam extremamente pequenas, cada uma delas tem um tamanho diferente - circunstância que afeta o comportamento das moléculas. As forças intermoleculares são chamadas de forças de Van der Waals, em sua homenagem. Por esse trabalho recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1910.


Entre suas realizações estão a formulação da lei dos estados correspondentes e as teorias acerca do comportamento das misturas binárias e dos fenômenos capilares.

 

 

 

 

 

 

Site mais bem visualizado no Google Chrome

É proibida a utilização do material existente neste site para fins lucrativos.



O conteúdo pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde que de forma pessoal e a fonte seja citada. Qualquer outra utilização do material encontrado nesse site deverá ser solicitada ao autor.



Caso algum conteúdo aqui publicado não tenha recebido o devido crédito, por gentileza,