Identificação de Cátions Metálicos - Reação de Precipitação, Complexação e Oxirredução

Autor: Júlio Carlos Afonso

A imagem abaixo resume algumas das reações mais usadas na análise qualitativa para a identificação de cátions metálicos em solução aquosa. As reações pertinentes a cada caso são fornecidas. Por elas, percebe-se que temos três tipos de reações que são muito empregadas para esse fim: complexação (1 e 6), oxirredução (2) e precipitação (3 a 7). Veja que no caso 3 temos dois cátions misturados, mas só um deles precipita. Dois atributos ajudam muito na tarefa de identificação: formação de corpos sólidos chamados de precipitados, com cores e texturas características, e o surgimento de cores na solução decorrentes das reações que são realizadas. O estudo sistemático delas permite identificar cátions (bem como ânions) em amostras desconhecidas.

Fonte: Esta publicação é da excelente página do Facebook "Química Analítica Qualitativa Inorgânica UFRJ" (https://www.facebook.com/QualitativaInorgUfrj/)

Site mais bem visualizado no Google Chrome

É proibida a utilização do material existente neste site para fins lucrativos.



O conteúdo pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde que de forma pessoal e a fonte seja citada. Qualquer outra utilização do material encontrado nesse site deverá ser solicitada ao autor.



Caso algum conteúdo aqui publicado não tenha recebido o devido crédito, por gentileza,