Defesa de Tese de Doutorado de Marie Curie

Autor: Júlio Carlos Afonso

Em 25 de junho de 1903, Marie Curie defendia sua tese de doutorado "Pesquisas sobre Substâncias Radioativas" (Recherches sur les substances radioactives) na Universidade de Sorbonne, Paris. Trata-se simplesmente da primeira mulher a chegar ao doutoramento na França.


A banca examinadora concluiu que as descobertas de Marie Curie, incluindo a determinação do "peso" atômico do rádio, representavam a maior contribuição científica jamais apresentada em uma tese de doutorado. Dentre os membros dessa banca, dois viriam a ser futuros laureados com Prêmios Nobel: Gabriel Lippmann (Física, 1908) e Henri Moissan (Química, 1906). A própria Marie Curie (1867–1934) foi laureada duas vezes: Física (1903) e Química (1911).

Imagem de Wikimedia Commons (domínio público).

Fonte: Esta publicação é da excelente página do Facebook "Química Analítica Qualitativa Inorgânica UFRJ" (https://www.facebook.com/QualitativaInorgUfrj/)

Site mais bem visualizado no Google Chrome

É proibida a utilização do material existente neste site para fins lucrativos.



O conteúdo pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde que de forma pessoal e a fonte seja citada. Qualquer outra utilização do material encontrado nesse site deverá ser solicitada ao autor.



Caso algum conteúdo aqui publicado não tenha recebido o devido crédito, por gentileza,