Datação por carbono-14

O isótopo 14 do elemento carbono é radioativo. Ele é produzido através do bombardeamento do nitrogênio 14 por raios cósmicos presentes na atmosfera.

Esse átomo se liga ao oxigênio, formando dióxido de carbono...

...que é absorvido do ar pelas plantas, através da fotossíntese. Ao comer a planta um animal absorve o 14C. Com isso, os seres humanos absorvem esse átomo ao comerem plantas e animais.


Ao longo do tempo ele vai regenerando lentamente o nitrogênio, através de seu decaimento radioativo espontâneo, mantendo-se estável devido ao equilíbrio entre as reações A e B:

 

Quando o organismo (planta ou animal) morre, essa “troca” de carbono com a atmosfera termina. Com isso, a quantidade de 14C passa a diminuir gradativamente, de acordo com a reação B.


A sua meia-vida é de, aproximadamente, 5730 anos. Medindo-se a razão entre ele e o carbono 12 (não radioativo) é possível determinar a idade do organismo.

A múmia pira no carbono 14!

 

Esta figura foi retirada do site www.karlakrause.blogspot.com

Site mais bem visualizado no Google Chrome

É proibida a utilização do material existente neste site para fins lucrativos.



O conteúdo pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde que de forma pessoal e a fonte seja citada. Qualquer outra utilização do material encontrado nesse site deverá ser solicitada ao autor.



Caso algum conteúdo aqui publicado não tenha recebido o devido crédito, por gentileza,