Cores do Sangue
Autor: Júlio Carlos Afonso

Este texto foi publicado originalmente na excelente página do Facebook "Química Analítica Qualitativa Inorgânica UFRJ" (https://www.facebook.com/QualitativaInorgUfrj/)

Estamos acostumados a ver a cor do nosso sangue – vermelho – quando há cortes, fazemos exames de sangue e em filmes de ação, vampiros etc. Se você pensa que todos os animais têm sangue vermelho como nós... errou!


Apenas os vertebrados (mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes), com algumas exceções, têm sangue com essa coloração - provocada pela presença de células ricas em ferro, chamadas hemoglobina, que possuem o tom avermelhado. Entre os invertebrados também existem espécies com sangue vermelho, como as minhocas (anelídeos) e larvas aquáticas de certos mosquitos. O ferro está no estado de oxidação +2, e a hemoglobina é a responsável pelo transporte de oxigênio às células para que estas façam o metabolismo (ciclo de Krebs).


Já entre os seres invertebrados a coloração do sangue varia muito. Os crustáceos (caranguejos, siris, lagostas etc.) têm sangue com cor azulada a incolor, graças à presença de um pigmento chamado hemocianina, que faz o mesmo papel da hemoglobina: transportar oxigênio às células. Este pigmento contém cobre, e o ciclo de oxirredução cobre(I)-cobre(II) (incolor e azul, respectivamente) está por trás do transporte de oxigênio nesses seres.


Nas ascídias (tunicatos), animais marinhos, que possuem um sistema circulatório bem desenvolvido, o sangue é frequentemente verde, associado a vanádio(III), mas, aparentemente, esses pigmentos não estão associados com o transporte de oxigênio, o qual ocorre diretamente no plasma do animal.


Os insetos, por sua vez, possuem um tipo de “sangue” (chamado de hemolinfa) que não corre em um sistema de vasos, como acontece com os vertebrados, mas banha os vários órgãos do animal que são delimitados por membranas bem finas. Não há pigmentos transportadores de oxigênio, pois a respiração dos insetos é direta e traqueal. Por isso, em geral a hemolinfa é incolor.

Site mais bem visualizado no Google Chrome

É proibida a utilização do material existente neste site para fins lucrativos.



O conteúdo pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde que de forma pessoal e a fonte seja citada. Qualquer outra utilização do material encontrado nesse site deverá ser solicitada ao autor.



Caso algum conteúdo aqui publicado não tenha recebido o devido crédito, por gentileza,