Chuva Artificial

Uma questão da 2ª fase do vestibular da UNICAMP 2009 afirmou o seguinte: “Nos Jogos Olímpicos de Beijing houve uma preocupação em se evitar a ocorrência de chuvas durante a cerimônia de abertura. Utilizou-se o iodeto de prata no bombardeamento de nuvens nas vizinhanças da cidade para provocar chuva nesses locais e, assim, evitá-la no Estádio Olímpico”.


Este composto possui uma estrutura cristalina semelhante à do gelo. Com isso, no interior das nuvens, a substância facilita a formação das gotas de água que, com o tempo, adquirem peso e caem na forma de chuva.


“O iodeto de prata é um catalisador. Ao se ligar com as nuvens, ele gera uma reação química que libera o hidrogênio. Este, junto ao oxigênio da atmosfera, forma água. Segundo as autoridades, o método não altera a composição da água”. (Fonte: TERRA)

Site mais bem visualizado no Google Chrome

É proibida a utilização do material existente neste site para fins lucrativos.



O conteúdo pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde que de forma pessoal e a fonte seja citada. Qualquer outra utilização do material encontrado nesse site deverá ser solicitada ao autor.



Caso algum conteúdo aqui publicado não tenha recebido o devido crédito, por gentileza,