Robert Boyle (1627-1691)

 

Nasceu em Lismore, na Irlanda. Ele é considerado um dos fundadores da Química, diferenciando esta da Alquimia.

 

Seu livro “O químico cético”, de 1661, mudou a interpretação da Química de seu tempo, onde buscava explicações mais contundentes para os fenômenos químicos. Entre suas descobertas científicas destaca-se a lei dos gases que leva o seu nome, que mostra que, sob temperatura constante, o volume de um gás é inversamente proporcional à pressão.

 

Boyle foi também um dos fundadores da Sociedade Real de Ciências de Inglaterra.

 

“Até hoje os químicos sempre pensaram que seu trabalho fosse limitado á preparação de beberagens ou à transmutação dos metais. Em vez disso, eu procuro considerar a química de modo diferente, não como poderia fazer um médico ou um alquimista, mas como um filósofo. Se os homens pensassem no progresso da ciência mais do que em seu próprio vício de pensar, facilmente se convenceriam a confiar na observação, e a não enunciar uma teoria sem antes haver feito ensaios e experimentações do fenômeno a que essa teoria se refere” – Robert Boyle

Site mais bem visualizado no Google Chrome

É proibida a utilização do material existente neste site para fins lucrativos.



O conteúdo pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde que de forma pessoal e a fonte seja citada. Qualquer outra utilização do material encontrado nesse site deverá ser solicitada ao autor.



Caso algum conteúdo aqui publicado não tenha recebido o devido crédito, por gentileza,