Niels Bohr (1885-1962)

 

Este brilhante cientista nasceu em Copenhague, Dinamarca. Em 1913, baseado no modelo atômico proposto por Ernest Rutherford, estabeleceu os princípios básicos de sua estrutura atômica. Em 1922 recebeu o Prêmio Nobel de Física.

 

Bohr contribuiu para o desenvolvimento da energia atômica ao estudar as reações de fissão nuclear. Entretanto, advertiu os governantes da necessidade de a humanidade utilizar de maneira pacífica esta energia.

Em sua homenagem, o elemento químico de número atômico 107 recebeu o nome de bóhrio.

 

"Conta-se que Niels Bohr mandou pendurar uma ferradura na porta de sua casa. Associar uma ferradura à sorte não passa de uma superstição e Bohr podia ser qualquer coisa, menos supersticioso. Um dia, ele recebeu a visita de um amigo que ficou espantado com a ferradura na porta e lhe perguntou: 'Quer dizer que você acredita nessas coisas?' E Bohr respondeu: 'Não. Mas me disseram que apesar disso a coisa funciona mesmo.” – Trecho retirado do livro “O Mundo de Sofia”.

Site mais bem visualizado no Google Chrome

É proibida a utilização do material existente neste site para fins lucrativos.



O conteúdo pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde que de forma pessoal e a fonte seja citada. Qualquer outra utilização do material encontrado nesse site deverá ser solicitada ao autor.



Caso algum conteúdo aqui publicado não tenha recebido o devido crédito, por gentileza,