Agente Laranja

O “agente laranja” é um tipo de arma química que foi utilizada pelo exército dos Estados Unidos durante a Guerra do Vietnã. Ele causa o desfolhamento das plantas e, portanto, foi utilizado para o reconhecimento dos inimigos no solo, que ficavam impedidos de se esconderem sob as árvores durante os bombardeios.

Esta figura foi retirada do site www.pt.wikipedia.org

Milhares de aldeias foram afetadas pelo veneno, vitimando milhões de pessoas. A estimativa é a de que três milhões de vietnamitas ficaram com sequelas (câncer, deformidades no organismo, aborto etc).


O agente laranja é resultado da mistura de dois herbicidas, o 2,4-D e o 2,4,5-T. Esses herbicidas contêm dioxinas como subprodutos, que são compostos orgânicos altamente tóxicos e cancerígenos. Ficou assim conhecido porque a mistura era armazenada em tambores que possuíam uma faixa laranja em seu exterior.

Estruturas dos compostos 2,4-D e 2,4,5-T. Estas figuras foram retiradas dos sites www.globalwarming-arclein.blogspot.com e www.commons.wikimedia.org, respectivamente.

Site mais bem visualizado no Google Chrome

É proibida a utilização do material existente neste site para fins lucrativos.



O conteúdo pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde que de forma pessoal e a fonte seja citada. Qualquer outra utilização do material encontrado nesse site deverá ser solicitada ao autor.



Caso algum conteúdo aqui publicado não tenha recebido o devido crédito, por gentileza,