Ácidos orgânicos do nosso cotidiano

Com exceção do ácido clorídrico presente no suco gástrico, os ácidos mais comuns com os quais convivemos são orgânicos, ou seja, aqueles contendo átomos de carbono. Destes, o maior grupo é o dos ácidos carboxílicos, que são os ácidos caracterizados pela presença do grupo funcional (COOH), a carboxila.

 

Ano de descoberta e/ou isolamento de alguns ácidos orgânicos e seus respectivos “descobridores”.

 

Com exceção dos ácidos úrico e pícrico, todos são ácidos carboxílicos. Abaixo segue uma breve descrição de alguns compostos:


Ácido fórmico - causa do ardor das picadas de formiga, é o mais simples dos ácidos carboxílicos. Seu nome origina-se da palavra em latim para formiga, formica;


Ácido acético - é o principal ingrediente do vinagre. Seu nome deriva do Latim acetum, que significa azedo;


Ácido acetilsalicílico – conhecido como aspirina e empregado como antipirético e analgésico;


Ácido cítrico - é o responsável pela acidez de frutas cítricas;


Ácido oxálico - é um ácido dicarboxílico tóxico e presente em plantas, como espinafre e azedinhas. Embora a ingestão de ácido oxálico puro seja fatal, seu teor na maioria das plantas comestíveis é muito baixo para apresentar um risco sério;


Ácido propiônico (propanoico) – é o responsável pelo cheiro característico do queijo suíço;


Ácido butírico (butanoico) - seu nome deriva do Latim butyrum que significa manteiga; fornece um odor peculiar à rancidez da manteiga.



Fonte: FIORUCCI, A. R.; SOARES, M. H. F. B.; CAVALHEIRO, E. T. G. Ácidos Orgânicos: dos Primórdios da Química Experimental à Sua Presença em Nosso Cotidiano. Química Nova na Escola, nº 15, 2002.

 

Site mais bem visualizado no Google Chrome

É proibida a utilização do material existente neste site para fins lucrativos.



O conteúdo pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde que de forma pessoal e a fonte seja citada. Qualquer outra utilização do material encontrado nesse site deverá ser solicitada ao autor.



Caso algum conteúdo aqui publicado não tenha recebido o devido crédito, por gentileza,